31 de outubro de 2012

Halloween - Dia das Bruxas - Samhain

Comemora-se hoje, a 31 de Outubro no hemisfério norte, o Halloween ou Dia das Bruxas.

Decoram-se abóboras e transformam-se em lanternas para colocar à porta de casa, as crianças saem para «doçuras ou travessuras?» e alguns adultos mascaram-se em festas temáticas. Sabem porquê?


A origem deste dia e desta celebração remonta ao tempo dos Celtas, e era a altura do ano em que se celebravam as últimas colheitas. Davam-lhe o nome de Samhain, a data em que se presta culto aos antepassados.

Os Celtas acreditavam (e os Wiccas, tal como os Druidas e Pagãos em geral, seguem esta orientação nos dias de hoje) que nesta data o véu entre os dois mundos está mais fino e que é possível comunicar com os nossos mortos. Acendem-se velas na janela para os orientar a vir até à nossa casa, partilhar a ceia. É essa a origem das velas dentro das abóboras, também, e as caras feias servem para espantar os maus espíritos que nesta noite também andam à solta. Acreditava-se que o mundo dos mortos é eternamente feliz, sem dor nem preocupações, e celebrava-se o reencontro com os entes queridos.

A Igreja Católica baseou-se nesta tradição para celebrar, a 1 de Novembro, o Dia de Todos os Santos e a 2 o Dia de Finados em que se presta homenagem aos antepassados.

Samhain é a data mais importante do calendário Celta e representa também a passagem de anoPara saber mais sobre este assunto, visitem esta e esta página.

Sejam quais forem as vossas convicções e o motivo porque celebram esta data, celebrem de forma feliz!

Eu vou acender uma velinha, logo à noite, em honra dos meus antepassados, daqueles que me fazem falta e de quem sinto saudades. Acho esta tradição muito bonita, e quando a intenção é pura, a magia acontece ;)

E vocês, costumam celebrar o Dia das Bruxas? Se sim, contem-me como!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...