8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

Conheces as origens do Dia Internacional da Mulher?

Actualmente, está muito na moda nós, mulheres, juntarmo-nos em grupos e sair para almoçar/jantar no dia 8 de Março e comemorar. Sem homens, e normalmente com alguns excessos. Mas as origens desta celebração não têm nada de alegre nem se trata de ter um dia de «girls will be girls» - muito longe disso!


No dia 8 de Março de 1857, as operárias fabris de uma fábrica têxtil de Nova Iorque entraram em greve e ocuparam a fábrica, reivindicando a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas diárias. Estas mulheres recebiam, por 16h de trabalho diário, menos de um terço do salário dos homens e foram fechadas dentro da fábrica onde, entretanto, se declarara um incêncio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas enquanto pediam igualdade de condições.

Em 1910, numa conferência internacional realizada na Dinamarca, decidiu-se homenagear aquelas mulheres e, a partir daí, o dia 8 de Março passou a ser o Dia Internacional da Mulher.

Vamos celebrar, sim, claro! Mas vamos celebrar honrando a memória daquelas mulheres e sempre realçando a nossa dignidade. Sejamos Mulheres, em tudo o que isso significa de bom, e orgulhemo-nos disso!

Feliz dia, meninas!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...